Regressão e Expansão da Consciência

Das técnicas de Expansão de Consciência, a Regressão é a mais conhecida, tendo ganhado forçacomo técnica psicoterapêutica a partir dos anos 70, graças às pesquisas realizadas por expoentesda Psicologia Transpessoal. Entretanto, ela é utilizada pela psicanálise, através de hipnose, desdeos tempos de Freud, para facilitar o acesso às memórias pregressas, recentes ou remotas,reprimidas no inconsciente da pessoa. 

Com o progresso das pesquisas sobre o nascimento e a vida fetal realizadas no mundo inteiro,sobretudo as de Leboyer e Tomatis, que comprovam que o feto, desde o ventre materno, temuma consciência, a regressão passou a ser utilizada também para se recuperar memórias dessasfases da vida humana. 

Mais recentemente, graças aos avanços da Psicologia Transpessoal, sobretudo os estudosrealizados por Stanislav Grof, e o "boom" do misticismo esotérico, desencadeado pelo intercâmbiode conhecimentos entre o mundo ocidental e o mundo oriental que permitiu um acesso maisamplo à filosofia budista, outras técnicas de regressão foram surgindo com o objetivo de acessaras "memórias de vidas passadas", para fins terapêuticos. Entretanto, o primeiro a realizar umtrabalho de "regressão a vidas passadas" foi o francês Albert de Rochas, que utilizou uma técnicade indução a estados de transe e cujo livro, "Les Vies Successives" (As vidas sucessivas), editadoem 1911, causou grande controvérsia.

[...]

Veja mais desse artigo. Clique aqui

Postagens mais visitadas