Contato

CONTATO

Telefone  / Whatsapp: (41) 99644-0186

Email: psi.guimoro@hotmail.com
Endereço: Rua Nicarágua, 1277 - Bacacheri, Curitiba - PR - Segundo andar do aHorta Bike Café


PERGUNTAS FREQUENTES 


1) Como agendar um atendimento? 

R: Para agendar uma consulta basta entrar em contato pelo telefone acima.

2) Atende por convênio? 

R: Não atendo por convênio.

3) A primeira sessão é cobrada?

R: A primeira sessão é cobrada 50% do valor normal de cada sessão, e tem por objetivo possibilitar ao cliente tirar todas as suas dúvidas e decidir se deseja iniciar o processo terapêutico.

4) Quanto tempo costuma durar uma psicoterapia individual? 

R: Uma psicoterapia leva no mínimo 3 meses para que seja possível acessar e trabalhar os conteúdos mais profundos e ter um resultado satisfatório. 

5) Qual a linha teórica com a qual você trabalha? Como ela funciona? 

R: Trabalho com abordagens humanistas, sobretudo Gestalt-terapia, técnicas corporais e de regressão. Em síntese, nas sessões sentamo-nos de frente um para o outro e através do diálogo e das técnicas, trabalhamos para a conscientização e liberação dos conflitos.


DÚVIDAS GERAIS


1) Quando fazer terapia?

R: Leia o artigo: http://www.psicologocuritiba.psc.br/2012/10/quando-comecar-uma-psicoterapia.html

2) O que é psicoterapia?

R: É um processo de duração determinada ou não com objetivo de levar a um maior desenvolvimento pessoal, emocional e criativo, o que conduz a superação dos conflitos existentes.

3) Psicologo ou Psiquiatra? Qual a diferença? 

R: O Psicólogo é um profissional formado em Psicologia, habilitado a trabalhar com processos emocionais sem a utilização de medicamentos. O psicólogo é um especialista em tensões da relação ou comunicação humana. Seu trabalho visa à superação dos conflitos psicológicos, sejam eles decorrentes de situações emocionais, afetivas, sociais, dentre outros, buscando, conseqüentemente, a eliminação do sintoma. O Psicólogo pode intervir em todas as questões/situações que inclui ou implica seres humanos, para a proteção de tudo que concerne aos fatores psicológicos da vida, em suas múltiplas manifestações.

O Psiquiatra é um profissional formado em Medicina, especialista no tratamento de transtornos mentais (doença com manifestações psicológicas ou comportamentais associadas com comprometimento funcional devido a uma perturbação biológica, social, psicológica, genética, física ou química). Utiliza os medicamentos como forma de eliminação do sintoma. 


Dessa forma, a atuação dos profissionais se dá de forma diferenciada. Em alguns casos, se faz necessário a atuação conjunta dos dois profissionais, principalmente em casos de transtornos mentais. 


4) O psicoterapeuta irá me dar conselhos, dizer o que é certo ou errado? 

R: Só quem pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. O psicoterapeuta irá auxiliá-lo a resgatar e construir seus próprios valores, melhorando o campo de percepção sobre si mesmo e do ambiente que o cerca. 

5) Fazer terapia significa que sou incapaz de resolver os meus próprios problemas? 

R: É um grande equívoco pensar que ao fazer terapia não será você quem irá resolver seus problemas. O psicoterapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, auxiliá-lo a clarear situações e conflitos, o que, por fim, lhe permitirá alcançar soluções mais criativas e eficazes para eles.

6) O que é importante eu falar durante uma sessão de psicoterapia? 

R: Não é necessário uma preocupação quanto ao que precisa ser dito. Durante o processo terapêutico os conteúdos vão surgindo naturalmente, na medida que se estabelece o vínculo de confiança, e enquanto o psicoterapeuta trabalha por auxiliar o cliente no processo de conscientização e fechamento dos conflitos interiores.

7) Existe sigilo?

R: Com certeza. O sigilo é uma questão garantida no exercício profissional do psicólogo, imposto pelo Código de Ética Profissional.

Postagens mais visitadas