Amor em Platão



No livro o Banquete de Platão, Diótima ensina Sócrates os segredos da arte amorosa. Didaticamente, compreendo da leitura um método para o encontro com o natural estado do nosso ser, que é o estado de amar (mas que, porém, vive adormecido). Não me refiro aqui tão somente ao amor-paixão que ocorre entre os casais, mas as demais espécies de amor, muitas vezes mais amenos, tais como o amor gratidão, o amor contemplativo, o amor compaixão, o amor ao belo. Se observarmos a nós mesmos, certas coisas, situações, paisagens ou pessoas nos evocam um sentimento de querer-bem. É, pois, especialmente a essa espécie de amor que precisa ser entendido para o que adiante vou comentar.
  
Diótima ensina a Sócrates uma prática para o encontro com esse estado de ser. Segundo ela, primeiro devemos nos dedicar a amar aquilo que nos provoca o sentimento de “querer bem”, ou mesmo o que alimenta o desejo, tal como uma bela pessoa do sexo oposto. Também poderia ser um animal domestico de que gostamos. Esse sentimento de querer-bem, deve nos evocar o desejo de cuidar, zelar, acariciar. Em seguida, após vivenciarmos o sentimento, permitindo a expressão e expansão do amor, em atos e palavras, bem como aguçando os sentidos, devemos procurar transferir esse sentimento a outras pessoas, coisas ou animais, como se olhássemos a essência do ser que amamos em outras coisas. Algo como dedicar o amor não mais ao nosso animal domestico, mas a todos os animais da natureza. Aos pássaros que vemos cantando, até a formiga que vemos passando. Ou então como o poeta que, inspirado pela beleza do mar, constrói sua poesia de exaltação a Mãe Natureza. 

Ao fazer isso, é preciso evocar sempre o mesmo sentimento de amor, de querer bem. Depois, é preciso olhar a essência desse sentimento em todas as demais coisas e pessoas, percebendo não mais apenas seres e coisas corpóreas, mas a Alma que permeia todas as coisas. 

“Eis, com efeito, em que consiste o proceder corretamente nos caminhos do amor ou por outro se deixar conduzir: em começar do que aqui é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como que servindo-se de degraus, de um só para dois e de dois para todos os belos corpos, e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências até que das ciências acabe naquela ciência, que de nada mais é senão daquele próprio belo, e conheça enfim o que em si é belo.”

Conclui o ensinamento, que, seguindo essa pedagogia amorosa o ser "perceberá uma beleza de natureza maravilhosa, aquela que era justamente a razão de ser de todos os seus trabalhos anteriores (...) conhecerá a beleza que não se apresenta como rosto ou como mãos ou qualquer outra coisa corporal, nem como palavra, nem como ciência, nem como coisa alguma que exista em outra, como, por exemplo, num ser vivo ou na terra ou no céu".

Perceberá o amor destituído do apego, do desejo, da paixão, mas o amor irradiante e profundo da nossa própria energia vital. 

O Amor é a expressão da pulsação, do crescimento. Que tal experimentar?

Postagens mais visitadas